6 Passos Simples Para Vencer a Concorrência na Sua Farmácia

6 Passos Simples Para Vencer a Concorrência na Sua Farmácia

 

Já dizia Walt Disney: eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor.

Não é uma tarefa difícil superar a sua concorrência, visto que poucos estão dispostos a sair da sua zona de conforto e agir contra a manada  Se você quer se destacar e remar contra a maré, siga essas 6 dicas ➡️

 

1. Não venda produtos, forneça soluções

Muitas pessoas pensam que vender é encher o cliente de informações sobre o produto, mas os vendedores eficazes sabem que ouvir é a parte mais importante. Primeiro ouça atentamente quais são os problemas do seu cliente, depois use os benefícios do seu produto de forma personalizada para expressar as soluções.

 

2. Seja referência, crie autoridade em um nicho

Escolha um nicho para ser especialista, não queira desesperadamente abraçar a todos , pois dessa forma você não vai conseguir dá um atendimento de excelência e fidelizar os clientes. Faça com que toda vez que eles tiverem um problema a única solução que venha a mente, seja você.
Sugestões de nicho: diabetes, hipertensão, MIPs, tabagismo, atenção farmacêutica domiciliar, dislipidemia e autocuidado.

 

3. Faça pós-venda

Com uma mãozinha da tecnologia, você pode fazer seu cliente se sentir super especial e ainda fazer um pós-venda incrível.

Após fazer uma venda para seu cliente (pertencente ao nicho que você escolheu), pergunte se ele quer participar da sua lista vip (você irá criar uma lista de transmissão no WhatsApp e disparar informações importantes e monitorar a resolução do problema (a depender do nicho escolhido você criará seus números mágicos, ou seja, definir com quantos dias você entrará em contato para saber se o problema foi resolvido e/ou controlado ou se ele necessita de alguma informação adicional.

Obs: Diferencie seu WhatsApp pessoal do profissional. Use uma foto adequada e deixe claro o horário de atendimento.

 

4. Manter os clientes antigos é mais importante do que conquistar novos

“Finja que todas as pessoas estão andando por aí com uma placa no pescoço que diz: faça eu me sentir importante.” Mary Kay Ash

Fidelize os seus clientes, demostre interesse, atenção, mostre que a pessoa é única pra você, surpreenda, entregue ➕ do que ele espera.

 

5. Não resuma seu produto ao preço

Sabe aquela propaganda: leve 3, pague 1?
É assim que você tem que fazer com a percepção do seu cliente. Torne o seu serviço valioso ao ponto de que o valor do produto seja apenas um detalhe, faça com que ele sinta que está em vantagem e pagando pouco, devido a preciosidade do serviço que você oferece.

Um exemplo: se você trabalha com o nicho de hipertensão. Você vai convidar o cliente para fazer parte da lista vip do WhatsApp e irá disponibilizar informações valiosas para melhorar a qualidade de vida.

Além disso, você pode fazer um atendimento domiciliar por mês, onde você pode verificar os medicamentos em uso, prazo de validade, condições de armazenamento, poderá também medir a pressão arterial ou fazer esse serviço também na Farmácia.

 

6. Tenha um bom atendimento

O cenário do atendimento brasileiro, não reflete as características pela qual o seu povo é reconhecido, como simpático, alegre e acolhedor.

O sorriso espontâneo e verdadeiro aproxima as pessoas. Além disso, desejar boas vindas, se apresentar, reforçar o nome da loja, perguntar o nome do cliente, são atitudes simples e muito positivas na hora de abordar.

Demonstrar respeito, profissionalismo e cordialidade são as chaves  para um bom atendimento.

 

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