3 Tipos de Clientes que Entram na Sua Farmácia

3 Tipos de Clientes que Entram na Sua Farmácia

Existem 3 tipos de clientes que entram na sua Farmácia, de acordo com a Teoria do Iceberg:

Na pontinha do iceberg está o Cliente Super Motivado:

Ele sabe que precisa do produto e/ou serviço e está procurando pelo produto e/ou serviço. Ele exige o mínimo de estratégia e você terá toda a sua concorrência disputando ele com você.

 

3 Tipos de Clientes que Entram na Sua FarmáciaNa primeira parte submersa do iceberg está o Cliente Levemente Motivado:

Ele sabe que precisa do produto e/ou serviço, mas está procrastinando, não está procurando pelo produto e/ou serviço. Em número eles são 20x maior do que o primeiro tipo. Existe menos concorrência disputando ele, mas você vai precisar de mais técnica e energia para atingi-lo.

 

Na parte mais profunda do iceberg está o Cliente não Motivado:

Ele precisa do produto e/ou serviço, mas ainda não sabe, ele não está procurando pelo produto e/ou serviço. Em número eles são 50x maior do que o primeiro tipo. Existe ainda menos concorrência e você vai precisar ainda mais de esforço, energia, paciência e técnica para atingi-lo.

 

Como atingir esses dois últimos tipos?

Forneça conteúdos gratuitos e mostre sua qualidade; Faça com que eles te conheça um pouco melhor; Resolva alguma objeção que eles tinham sobre seu produto e/ou serviço; Tenha um relacionamento ativo com eles.

Assim, quando eles decidirem comprar, adivinha de quem vão comprar? De uma pessoa em quem elas confiam, que as ajudou antes de mais nada ou de algum desconhecido qualquer que só está tentando vender algo?

Confira neste TED da psico-economista Sheena Ivengar quatro técnicas para ajudar esses dois tipos de clientes a se decidirem mais rápido:

  1. Menos é mais: livre-se das alternativas irrelevantes
  2. Concretize a escolha: torne isto real
  3. Categorize a oferta: quanto mais categorias, menos escolhas
  4. Diminua a complexidade da tomada de decisão

 

 

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